Actividade de Integração 2010

26 outubro 2010

A actividade de integração aos novos elementos ocorreu no passado dia 23 de Outubro. A concentração deu-se na base do Clã seguindo-se um pequeno almoço reconfortante para o dia que se avizinhava.

Na parte da manhã estivemos reunidos nas instalações da Arcov, associação à qual deixamos, desde já, os devidos agradecimentos pela cedência do espaço. Foi sobretudo uma manhã para debater assuntos do Clã, como distribuição de cargos das equipas, programação das actividades de Clã e tomada de conhecimento do programa anual das actividades do Agrupamento.

No seguimento desta reunião deram-se as devidas boas vindas aos novos elementos do Clã. E por boas vindas queremos dizer as tradicionais praxes do Clã. Assim, e após os novos elementos sentirem-se totalmente integrados e pouco limpos fomos almoçar, passamos a publicidade, ao Tapas.

Para a parte de tarde estava previsto o grande momento do dia. O momento do Serviço. Embarcamos no comboio em direcção ao Porto para nos encontrarmos com um grupo que todos os Sábados distribui refeições quentes aos mais desfavorecidos. Concordarmos que poderíamos ter feito mais, no sentido de participarmos na organização da cozinha ou na doação de roupas e outros bens. Talvez numa próxima oportunidade. 

É de salientar o beneficio pessoal que este tipo de acção transmite. Não é uma simples questão de solidariedade. É uma transformação de mentalidade. É uma questão de pró-actividade. E não de passividade. Saudamos esta instituição, bem como todas as outras do género, pelo tipo de serviço que proporcionam a quem, realmente, precisa. 

Após a distribuição das refeições pudemos conversar com o responsável por aquele grupo que, muito gentilmente, nos fez perceber o funcionamento da organização como a recolha dos alimentos e nos elucidou sobre as experiências por eles vividas durante o tempo que estão ao serviço destas pessoas.
Concluímos que foi uma actividade benéfica para todos nós. Pelo conhecimento mais íntimo de uma realidade há muito constatada.

0 comentários:

Enviar um comentário