ACAREG 2010

03 dezembro 2010


Meses de Julho e Agosto. Geralmente, não todos os anos, estas semanas costumam ser um pouco mais ocupadas com o escutismo do que o normal com construções e toda uma preparação para um acampamento no qual, reconhecemos, desde já, o valor das pessoas que o organizam.

Referimo-nos, claro, ao Acampamento Regional de Braga que este ano ocorreu em S. Pedro de Rates, entre os dias 4 e 8 de Agosto, onde, mais uma vez, o nosso clã fez-se representar. O acampamento teve alguns pontos marcantes, não tanto ao nível de actividades, mas em termos espirituais, pois comprometemo-nos como missionários e fizemo-nos à imagem de S. Nuno que recebeu um escapulário. Também nós, fizemo-nos acompanhar do nosso escapulário durante toda a actividade. Mas não deve, nem pode ser, somente, nas actividades que a missão deve estar presente. Todos os dias é dia de recordarmos a promessa de Escuteiro e de agir à imagem de S. Nuno.

As actividades mais marcantes concentram-se na Abertura, Sopa dos Pobres, Raid, Operação “Nariz Vermelho” e o Encerramento.

Sopas aos Pobres - Realizada no 2º dia. Consistia em alimentarmos cerca de 3000 pessoas: exploradores, pioneiros, caminheiros e dirigentes. Uma actividade de risco, mas que se revelou num sucesso, pois quando se fala em alimentar tantas bocas há sempre algum receio na cozinha. Um sucesso.

Raid - Realizado nos moldes normais. Com ateliers sempre abordando o imaginário da actividade e proporcionando uma moral de história, de forma a que tirássemos o maior proveito do mesmo, realizando novas amizades.

Operação Nariz Vermelho - Ponto alto do acampamento. Caminhamos pela Póvoa de Varzim, sensibilizando as pessoas para que ajudassem as crianças ligando para o “760 305 505” contribuindo, assim, com 0.60 € para a Associação de Apoio à Criança. Revelaram-se momentos fantásticos, as serenatas e brincadeiras que incentivaram as pessoas a realizar a chamada. 

Por fim o encerramento. Sempre com emoções à flor da pele. É inexplicável o sentimento que se obtém em tão poucos dias. Cria-se, desde cedo, um sentimento de dependência pelo outro, como se de uma família se tratasse, como se convivêssemos todos os dias uns com os outros. Porque isto é o que faz o Escutismo: a amizade, a entreajuda, a convivência. Vivemos o ideal de BP.

0 comentários:

Enviar um comentário